Especialista em Garantia de Receita

O que faz este profissional e o que você precisa para se tornar um especialista.

É o profissional responsável por avaliar toda a cadeia de produção de uma empresa e apontar ineficiência e falhas de processo. Ele precisa conhecer como funciona cada processo individualmente, documentar os fluxos dos processo (fluxograma ou BPMN) e gerar ferramentas de acompanhamento para a empresa.

Este trabalho é feito em pequenas entregas e o resultado começa a aparecer logo de início. As pessoas vão rapidamente conhecendo o processo, entendendo como funciona e se tornando parceiros na elaboração das melhorias. Sempre que possível este profissional utiliza de ferramentas de análise e transformação de dados (com o auxílio da equipe de TI interna da empresa) para não só construir os fluxos do processo, mas também automatizar alguns deles.

O que você precisa saber para começar

Começar como analista de processos e tudo que você precisa é ser um bom observador e se atentar para todos os detalhes dos processos da empresa. É muito importante saber redigir bem para deixar claro para todos os colaboradores como os processos devem funcionar. Os documentos gerados pelo analista de processos deve poder ser interpretado por qualquer novo colaborador apto para o cargo.

Conhecer o básico de contabilidade também é muito importante. Como você estará o tempo todo lidando com números e o seu objetivo é melhorar o resultado da empresa, é muito importante ter claro o que são as demonstrações financeiras e estar familiarizado com os termos contábeis. Você não precisa ser formado, nem ter um curso técnico. Uma boa leitura, pesquisa e alguns cursos básicos são o suficiente.

Se aprofundar no conhecimento de algumas ferramentas de análise de dados como PowerBI, também é bem importante. O conhecimento de Word e Excel também vai te ajudar a apresentar de forma rápida e simples no processo de elaboração de documentos

Se tornando um especialista

Agora que você tem um conhecimento básico, é necessário buscar se especializar. Se você for um profissional de TI que está trabalhando na área de dados, ou um profissional de contabilidade que esteja trabalhando na área de controladoria, auditoria ou mesmo escrituração contábil, sua experiência já conta bastante para se tornar um especialista. Com apenas a experiência e conhecimento mínimo você já estará próximo do cargo de especialista.

Se você estiver buscando formação superior nas áreas de contabilidade / administração, você poderá procurar evoluir na área de dados estudando o básico de SQL, PowerBI, ferramentas de ETL, e até mesmo algumas linguagens de programação para análise de dados como Python ou R.

Se você for um profissional da área de TI, deve se aperfeiçoar no estudo de arquitetura de big data e data analytics. Também será importante utilizar as linguagens de programação como ferramentas para coleta de dados, machine learn e outros algoritmos.

Quanto ganha o profissional?

Pela minha experiência e considerando algumas pesquisas que eu fiz, vi que a média de salário está em torno de R$8.000,00 a R$9.000,00 (dependendo da região do país). Porém é uma carreira que você pode ganhar salários bem maiores como consultor independente ou empresas de grande porte.

Considerações finais

Você poderá evoluir sua carreira através de cursos de pós gradução em Gestão Financeira, em Compliance e Investigação de Fraudes ou em Engenharia e Ciência de dados. Existem também alguns programas de certificação em fraude e o inglês pode alavancar a sua carreira. Existem poucos profissionais nesta área e a oferta de empregos é muito grande tanto presencial quanto remoto.

Outra vantagem de trabalhar nesta área é que o resultado do seu trabalho impacta diretamente na vida das pessoas e da empresa. O trabalho delas se torna cada vez mais simples e o resultado financeiro melhora. Tenha em mente que se a empresa estiver muito desorganizada o seu trabalho vai gerar demissões, porém deixe sempre claro para as pessoas que elas precisam evoluir e esteja sempre disposto a ajudar as pessoas nessa evolução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *